Essas coisas de Deus, sao coisas que aprendemos com a leitura da biblia, livros e com os acontecimentos do dia a dia, coisas que aprendemos com o Espirito Santo.

Topicos de curiosidades e textos para aprendizagem.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Senhor, Tu sabes tudo!




Estava caminhando hoje a tarde, nos meus últimos dias de férias; meditando no encontro que Jesus teve com Pedro, à beira do Lago da Galileia. Na ocasião o Senhor perguntou três vezes se Pedro o amava. E, na terceira vez, com o coração partido de arrependimento, Pedro respondeu: " Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo."



O amor de Pedro, baseado nas suas últimas ações, parece-se muito com o amor que existe hoje no coração de grande parte dos cristãos: amor feito só de palavras. No início Pedro jurou que não negaria o Senhor, e negou três vezes. Depois, na beira do Lago, disse duas vezes (da boca para fora) que amava o Senhor. Mas ao ouvir pela terceira vez a mesma pergunta, na última resposta, não era mas a boca do mesmo Pedro - era seu coração. Assim, Jesus deu-se por satisfeito pois viu que presunção cedera lugar a um compromisso de humildade.



Se o mesmo Senhor nos perguntasse, hoje, se o amamos, quantas vezes haveria Ele de repetir a pergunta, até arrancar de nós um compromisso sincero?

Nenhuma dessas palavras sao minhas, e' uma postagem do João Cruzué que eu gostei!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Cristianismo não é uma Religião



Pessoas, guardei esses escritos para montar uma postagem, mas relendo-os, decidi que eles ja explicam tudo. Modifiquei umas pequenas coisas nas frases, mas que nao mudam o sentido. Podem ler a entrevista original com o grupo Manuscristos clicando aqui. A seguir coloquei umas passagens biblicas que confirmam o que eles falaram:


"Definitivamente o cristianismo não é uma religião, ou pelo menos, nao deveria ser.  
Porque a religião, independente da origem, é adotada para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas. Cada religiao inspira certas normas e motiva certas práticas, e' um sistema dogmatico, cheio de instrucoes e ritos. É ai que está o problema, porque normas baseadas em conceitos humanos movidos por interesse, realmente adormecem o povo. Mas Cristo, não seguia regras e dogmas opressores, nem pregava a favor do que conhecemos como religião nos dias de hoje, pelo contrário, ele falava de amor a Deus e ao próximo como estilo de vida, agradando a Deus. Jesus não morreu para salvar a humanidade em função de uma regra, mas por amor, por se importar com o ser humano. 
Muitos dizem que o cristianismo é uma religião equivocadamente, porque se a intenção de Cristo fosse essa, não haveria o texto de Tiago 1:27 que nos diz o seguinte: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." 
Se vivermos por um sistema de regras e dogmas que nos oprime, seremos realmente religiosos e adormecidos sem mobilidade para enfrentar os problemas socias, mas se vivermos o estilo de vida ensinado por nosso mestre Jesus Cristo, vamos praticar o bem e abraçar a causa de ajudar o próximo. Até porque, a Bíblia diz no livro de Tiago, capítulo 2, que a fé sem as obras e mobilidade não vale,( acreditar sem praticar o que se acredita, nao vale) porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta."


Jesus Cristo mostrou diversas vezes ser contra a religiao. Suas maiores criticas se dirigiam aos fariseus. Ele quebrou varias regras religiosas, mostrando a todos que o que importa e' a essencia. Ele mesmo disse: "O sabado foi feito para o homem, e nao o homem para o sabado." Marcos 2:27
Ele rompeu com a lei de comida imunda dizendo que o que torna o homem impuro nao e' o que entra por sua boca, e sim o q sai, porque sai do seu interior, do seu coracao os maus desejos. Mateus 15:11
E acima de tudo disse que de nada vale cumprir a lei desprezando a justica e o amor de Deus. Lucas 11:42
O que temos que entender com tudo isso, e' que, Deus, esse ser supremo, deixou-nos um manual, que nos instrui como devemos agir. Nesse manual temos exemplos de bons e maus resultados, e atraves desses exemplos podemos reter o que e' bom. Nao e' um manual que nos prende, mas um manual que nos liberta. Uma historia de um plano para salvar a humanidade, um plano de amor.
Jesus nao nos deixou regras, deixou orientacoes: Tudo nos e' permitido, mas nem tudo nos convem. I Corintios 6:12
E acima de tudo, ao vermos seu amor para com as pessoas mais simples e doentes, percebemos que nao precisamos de fazer nada para que ele nos ame.
Mas na medida que conhecemos sobre ele ( e e' isso que fazemos com relacao a alguem de que gostamos), o amamos mais e procuramos fazer coisas que o deixa feliz. Essa entao e' nossa religiao: amarmos a Ele e ao proximo!